Location: Portugal
City: Lisbon
Client: Private
Year: 2021
Area: 400 m2
Status: In progress
Theme: Architecture
Program: Residential
Architecture Team: Bruna Serralheiro, Joana Pimenta, Pedro Santos, Lázaro Ourique, Helena Fernandes, Andreas Mendes
Design lead: Bruna Serralheiro
Project Manager: Pedro Santos
Architecture coordination: Joana Pimenta
Structural Eng.: Pecnom
MEP: Mais Engenharia
Cost Calculation: Tribato
A Casa Gaia é uma reabilitação, está inserida no bairro de Alvalade e desenvolve-se em 4 pisos, sendo um deles em cave, em piso social, um piso íntimo e um piso com aproveitamento de sotão. A morfologia da proposta pretende valorizar o imóvel original adicionando uma ampliação a tardoz.
Com a ampliação posterior ficam garantidas as condições não só para aumento das áreas habitáveis como também para relocalização das escadas que não interfira com largura de compartimentos habitáveis e, sobretudo, inserção de plataforma elevatória vertical que ligue todos os pisos: do estacionamento, ao piso dos quartos, passando pelos pisos sociais e do jardim a tardoz.
Permite também o volume ampliado, aproveitando a demolição da fachada posterior original já bastante adulterada, garantir mais iluminação natural ao interior da moradia, sobretudo nesta sua orientação a Norte.
A criação de largos vão envidraçados nesse sentido possibilita ao mesmo tempo que as novas fachadas que se distingam do Prédio existente, destacando assim visualmente as fachadas originais a manter, parte integrante do Conjunto Urbanístico que a intervenção proposta também pretende valorizar.
No que respeita a cobertura do corpo ampliado, da mesma forma e apesar de não ser visível a partir da via pública, a mesma não deve mimetizar a cobertura original mas antes garantir que esta última se destaque. Nesse sentido, propõe-se a utilização de materiais distintos dos materiais originalmente utilizados na cobertura, de forma a diferenciar os distintos momentos de edificação.
Avenida D. João II, 42, Piso 6, 601/2
1990-095 Lisboa, Portugal